"Surf vem do inglês surface, ou superfície em português. Deslizar sobre a superfície das ondas, o ato de surfar. Parece fácil?
Nem tanto. Para começar, o simples ato de surfar não é tão simples assim. Requer coragem, equilíbrio, força, coordenação, sintonia, paciência...
O iniciante e o iniciado sabem perfeitamente o que significa cada uma dessas palavras. Junte tudo isso a uma boa dose de determinação para encarar a água fria e a força da arrebentação. Pronto, você está lá fora.
Muita calma nessa hora. Sentar na prancha e esperar a próxima onda já é um grande desafio para quem está começando. Chega então a onda e você, um tanto fora de prumo, tenta remar na direção dela para, enfim, surfar.
Mas como acertar o momento exato de entrar neste trem fluído em movimento que é a onda? E quando subir na prancha? Complicado, essa é a verdade!
Nem tanto para quem já tem uma certa dose de água salgada correndo nas veias, afinal, o surf é como a vida, aos poucos a gente vai aprendendo.
Mas a pergunta persiste: O que é o surf? Surf é esporte? É atitude? É diversão? É estilo? É filosofia? É desafio? É paixão? É cultura? É terapia? É competição? É aventura?
Pra mim, surfar equivale a viver, intensamente. Confesso que estava com saudades da água salgada. Durante o período de recuperação da fratura que sofri na tíbia, eu sonhava com a inclinação da onda, o vento terral e o sol queimando minhas costas. Tudo isso eu revivi neste último final de semana em Floripa. Seis meses depois do acidente, estou de volta à vida!
Mas a dúvida permanece. Digam-me então, vocês: O que é o surf?"
Tiago Brant (http://espn.estadao.com.br/surf)