quarta-feira, 6 de maio de 2009

Poluentes no Mar


"Em um país tropical como o Brasil", nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contato com as ondas que nos proporcionam prazer e descanso. Porém, o homem deixa suas trilhas deixa sua trilha fatal nas areias da praia.

Milhões de sacolas de nylon e plástico de todo tipo são largadas nas costas, o vento e as marés se encarregam de arrastá-las para o mar. Uma sacola de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar. As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e as comem, afogando-se na tentativa de engoli-las. Milhares de golfinhos também morrem afogados... Eles não tem capacidade para reconhecer os lixos dos humanos, até porque, "tudo o que flutua no mar se come". A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar por mais de um século.

O Dr. James Ludwig que estava estudando a vida do albatroz na ilha de Midway, no pacífico, há muitas milhas dos outros povoados, fez uma descoberta espantosa. Quando começou a recolher o conteúdo do estômago de oito filhotes de albatrozes mortos, encontrou: 42 tampinhas plásticas de garrafa, 18 acendedores e restos flutuantes que na sua maioria, eram pequenos pedaços de plásticos. Esses filhotes haviam sido alimentados por seus pais quue não conseguiram fazer a distinção dos desperdícios no momento de escolher o alimento.

Na próxima vez que VOCÊ for à praia preferida, talvez encontre na areia "lixo que outra pessoa ali deixou". "Não foi deixado por VOCÊ, porém, é sua praia, é seu mar, é seu mundo". E VOCÊ deve fazer algo por ele.

Muitos pais jogam com seus filhos o jogo de: "Vamos ver quem consegue juntar a maior quantidade de plástico?", como forma de uma inesquecível lição de Ecologia. Outros em silêncio recolhem um plástico abandonado e levam para suas casas, com restos do mar.

Portanto, muita atenção com nossas atitudes em relação ao meio em que vivemos, pois, é dele que necessitamos para sobreviver!!!

"NÃO SE PODE DEFENDER O QUE NÃO SE AMA, E, NÃO SE PODE AMAR O QUE NÃO SE CONHECE"

***
Tempo de decomposição de resíduos em Oceanos
*Papel toalha: 2 a 4 semanas;
*Caixa de papelão: 2 meses;
*Palito de fósforo: 6 meses;
*Resto de frutas: 1 ano;
*Jornal: 6 meses;
*Fralda descartável: 450 anos;
*Fralda descartável biodegradável: 1 ano;
*Lata de aço: 10 anos;
*Lata de alumínio: não se corroi;
*Ponta de cigarro: 2 anos;
*Copo plástico: 50 anos;
*Garrafa plástica: 4oo anos;
*Camisinha: 300 anos;
*Pedaço de madeira pintada: 13 anos;
*Bóia de isopor: 80 anos;
*Linha de nylon: 650 anos;
*Vidro: tempo indeterminado;
*Lixo radioativo: 250 anos ou mais.
Fontes: www.compam.com.br & Teccel

Um comentário:

Aline disse...

é isso ai Patryk! o meio ambiente agradece! =p
Quando eu era criança. ia direto pra praia porque a minha avó tinha casa no litoral...a gente sempreee ficava pegando tudo que tinha no chão pra jogar fora... o pessoal é muito imundo, impressionante! Depois do ano novo então nem se fala, o que tem de sujeira na praia no dia seguinte é algo impressionante...
Falta muita conscientização no povo ainda!

Beijinhos Patryk Lindooooooo =p
ótimo dia!