sexta-feira, 24 de abril de 2009

Segurança dentro d'água


Dali galerinha!!! Lá vão algumas dicas para os iniciantes do surf, de como devemos nos comportar dentro d'água!!! Importante lembrar que o inverno vem chegando e o mar está ficando maior, mais forte e consequentemente mais "CROWNDeado". Então todo cuidado é pouco!!!
Forte abraço e bom surf!!!
***
É importante para o surfista iniciante saber que o surfe, apesar de ser um esporte emocionante e saudável, é um esporte de risco. Como na maioria dos esportes, existe risco de lesões, que podem ser causadas por esforço muscular ou acidentes.

No surfe, existe ainda o risco do afogamento. Para evitar que isso aconteça se faz necessário um bom conhecimento da praia onde irá praticar o surfe. É importante que o surfista tenha uma noção básica sobre correntes marítimas, bancada e canais.

Outros dois fatores de risco no surfe são: os banhistas e o localismo. Os banhistas podem causar acidentes e o localismo pode lhe causar incomodações.

Como o surfe é um esporte praticado ao ar livre, deve-se também ter um cuidado especial com relação ao sol.
CORRENTES
Existem basicamente dois tipos de corrente que atuam nas praias: as correntes de deriva litorânea, que são paralelas em relação à beira da praia, e as correntes de retorno, que são perpendiculares em relação à praia. As correntes de retorno, também conhecidas como repuxo, são perigosas para banhistas e surfistas iniciantes, pois carregam a água (e o que mais estiver no seu caminho) para o outside, formando o canal.

Estas correntes são facilmente identificadas quando se observa o movimento das águas antes da entrada no mar.

É importante salientar que um bom surfista deve ser um bom observador das condições do mar. Com uma boa observação das condições e respeito ao mar, dificilmente você se meterá em apuros e ou colocará sua vida em risco ao praticar o surfe.

É importante que o surfista saiba que não adianta remar contra a correnteza, mas sim perpendicular a ela.
BANCADA
A bancada é o local onde as ondas quebram, podendo ser formado por diversos tipos de materiais diferentes. No brasil, a maioria das praias tem suas bancadas de areia.

As bancadas, quando muito rasas, podem ser perigosas. O risco de acidentes aumenta consideravelmente quando a combinação bancada rasa + onda forte +s urfista inexperiente acontece. Deve-se ter muito cuidado, ao cair da prancha, para não mergulhar de cabeça, evitando assim possíveis lesões de coluna.

O cuidado deve ser redobrado no caso de surfe em bancadas de pedra ou coral. Estes tipos de fundo são muito densos (duros) e, às vezes, cortantes. Se for necessário a entrada no pico pelas pedras, cuidado com ouriços, mariscos e outros organismos cortantes existentes na superfície das pedras. O uso de botinhas de neoprene reduz o risco de cortes nos pés praticamente a zero.
BANHISTAS
Como o surfe é praticado, na grande maioria das vezes, em praias públicas em que existe a presença de banhistas, e como os surfistas iniciantes tem a tendência de iniciar a prática do esporte na mesma área em que os banhistas estão localizados, o inside, é bom que o surfistas saibam de algumas “manhas” que podem evitar acidentes e incomodações posteriores. Quando estiver entrando na água, tentar avisar aos banhistas que estiverem ao redor que um surfista iniciante está entrando na água.

Uma das coisas mais importantes no surfe é manter-se calmo durante a onda, pois somente se você estiver calmo conseguirá raciocinar e agir na rapidez necessária para evitar acidentes.
Mantendo a calma o surfista consegue calcular a distância entre si e o banhista e a trajetória ideal para que o acidente não ocorra.
LOCALISMO
O localismo é um problema que todo surfista tem que aprender a enfrentar e lidar. O princípio básico do localismo é o seguinte: o surfista local da praia tem prioridade de surfar as ondas desta praia, enquanto o surfista que vem de fora deve respeitar os locais.

O nível de localismo varia de praia para praia. Em algumas praias chega a um nível bem violento, enquanto em outras é praticamente inexistente. Para saber como lidar com o localismo aí vão algumas dicas. Antes de surfar em praias que você não conheça se informe sobre os locais destes picos. Esta informação pode ser muito valiosa. Ás vezes um surfista desavisado pode acabar com a sua sessão de surfe precocemente por causa de algum surfista local raivoso.

NUNCA rabeie um surfista local. Alias, tente não rabear ninguém. Ás vezes aquele prego que você acha que é um haole pode ser amigo ou parente de algum local casca grossa. Ao não rabear outros surfistas você já diminui bastante as chances de sua sessão de surfe se tornar uma sessão de vale-tudo.

Não reclame se for rabeado por um surfista local, se for surfar em locais onde o localismo é forte.
Dependendo do nível de localismo isso também pode ser perigoso.

Ganhe o respeito dos surfistas locais. Você pode ganhar o respeito deles de diferentes maneiras. A mais infalível é, após seguir as dicas anteriores, mostrar que você é um surfista jogado, indo surfar aquela onda que nem o local se arrisca a pegar. É lógico que você deve estar preparado para este risco senão, ao invés de conquistar o respeito dos locais, você vai virar a diversão deles quando estiver passando aquele perrengue.
CUIDADOS COM O SOL
O surfe é um esporte praticado sob a influência dos raios solares que, mesmo nos dias nublados e com chuva, agem sobre a pele do surfista. Por isso é muito importante ter muito cuidado com a pele, usando protetores, bloqueadores (no caso de pessoas com pele muito clara e/ou sensível ao sol), camisetas de lycra, bonés e óculos especiais para o surfe, além de hidratantes pós-sol para cuidar das queimaduras e ajudar a manter sua pele saudável. Deve-se também evitar surfar nos horários críticos do sol, entre as 10 horas da manha e 3 horas da tarde.
SEGURANÇA COM A PRANCHA
A prancha é sua companheira durante o surfe. Mas se o surfista não tiver certos cuidados ela pode se transformar em uma arma. Tanto o bico da prancha quanto suas quilhas possuem formatos que podem causar ferimentos.

Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas de segurança com a prancha.
1) Quando cair da prancha, para evitar que a prancha bata na sua cabeça, sempre a proteja com os braços. Ao fazer isso, você evita lesões na parte da cabeça, que podem lhe tirar a consciência embaixo da água.

2) Ao sentar na prancha, muito cuidado com os pés embaixo da prancha. Procure manter as pernas soltas na água. Isso, além de lhe ajudar no equilíbrio sobre a prancha, evita que você bata seus pés nas quilhas da prancha.

3) Mantenha sua prancha sem quebrados. A prancha é revestida com uma camada de fibra de vidro e resina de poliéster, chamada de laminação. Quando você faz um quebrado na prancha, esta laminação fica exposta, formando uma lâmina, sendo extremamente cortante. A aplicação de silver tape na área do quebrado resolve esse problema, mas não resolve o problema de infiltração de água na prancha, somente resolvível com o conserto da prancha.

4) Deve-se ter cuidado também com a cordinha. Por se tratar de uma corda, ela pode enroscar em várias partes do seu corpo. Isso pode lhe atrapalhar durante a onda, causar ferimentos e até sufocamento, caso enrole no pescoço. Para evitar que isso aconteça, sempre lave a cordinha com água doce e nunca a deixe enrolada na prancha depois do surfe, deixando-a preferencialmente esticada. Deve-se também desenrolá-la toda antes de atar ao tornozelo, ao cair na água.

5) Ao sair de baixo d'água, utilize a cordinha para voltar mais rapidamente à prancha. A cordinha serve para que, ao cair da prancha, o surfista não se perca da sua prancha. Quando se está surfando em locais de maior profundidade, que não “dê pé” ao surfista, deve-se puxar a prancha pela cordinha para fazê-lo mais rapidamente.

2 comentários:

Mariana Tiné disse...

A parte "segurança com a prancha" voce ja aprendeu na prática ne?!
Cuidado sempre!!!

Bjooo!!

Aline disse...

hummm, não sabia que tinha essa coisa de localismo...viu que eu entendo tuuudo de surf né? kkkk

PS: Posso considerar esse post como sendo a primeira aula teórica? rsrsrsrs

beijokinhassss
=p