domingo, 2 de agosto de 2009

Saudade do carnaval de Olinda

Esse ano foi atípico para mim em se tratando de carnaval!!! Nos meses que antecederam o carnaval de Olinda, eu estava na maior estiga pra brincar. No entanto, quando chegou o sábado de Zé Pereira, me bateu uma "maresia" e resolvi acampar!! Uma coisinha mais light!!!


Logo, fica explícito que ano que vem, estarei lá com to0da certeza desse mundo!!!


Deixo aqui minha homenagem ao Bloco Pitombeira dos Quatro Cantos, um dos mais tradicionais do nosso carnaval!!!


***


PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS


Troça mista fundada em 1947, é uma das mais famosas agremiações do carnaval de Olinda. Surgiu de uma brincadeira de um grupo de rapazes que, com dorsos nus e empunhando galhos de pitombeira, saíram pelas ruas da cidade, seguindo os blocos que desfilavam no carnaval. A partir de 1949, a troça desfila a cada ano com uma fantasia diferente, mudando sempre o tema. O Hino da Pitombeira é uma das músicas mais executadas no carnaval pernambucano. Seu primeiro estandarte foi criado em 1953. Grande rival do bloco Elefante de Olinda.



HINO DA “PITOMBEIRA” (Alex Caldas, Olinda, 1950)

"Nós somos da Pitombeira,

Não brincamos muito mal,

Se a turma não saísse, Não havia Carnaval.

A Turma da Pitombeira

Tem seis dedos em cada mão,

E o “P” que tem na testa

Faz parte da confusão.

Pitombeira só tem dez letras

E uma significação.

Pitomba é fruta besta,

Se compra com qualquer tostão.

A Turma da Pitombeira

Na cachaça é a maior

E o doce é sem igual

Como ponche é o ideal,

Se a Turma não saísse,

Não havia Carnaval.

Bate-bate com doce, eu também quero,

Eu também quero, eu também quero.

Mas se é cana com doce, eu também quero,

Eu também quero, eu também quero."





2 comentários:

Ariadne Melo disse...

Olá, obrigada pela visita e pelo depoimento. Adorei seu comentário sobre minha terra querida, minha Olinda e principalmente pelo melhor carnaval do mundo! Não tem igual ... não mesmo! O meu blog ainda está em processo de aptação a minha pessoa, ainda vou deixá-lo com a minha cara!

Aline disse...

Oiaaaaaa... que show!

beijokas em tu!!!