sexta-feira, 4 de março de 2011

Abertura do Carnaval do Recife: uma folia de muitos encontros

Na mesma noite, batuqueiros de maracatu se juntam a caboclinhos e afoxés em cortejo; maestro Duda recebe Hermeto Pascoal, Carlos Malta e Yamandú Costa; no show de encerramento, 12 cantoras sobem ao palco, sob a direção de Lenine.


Uma folia de muitos encontros. É neste clima que os clarins anunciam, a partir das 17h, a abertura do Carnaval Multicultural do Recife 2011, promovido pela Prefeitura do Recife, nesta sexta (4), no Marco Zero, Bairro do Recife. AS tradicionais clarinadas soarão de 15 em 15 minutos, convidando os foliões para o início da festa.

O famoso encontro regido por Naná Vasconcelos, além de 500 batuqueiros de maracatus, este ano tem duas inovações: a participação de afoxés, caboclinhos e da corte de maracatu trazendo para a festa mais cores e ritmos. As agremiações se concentram para o cortejo, às 16h, na Rua da Moeda, de onde saem em direção ao Marco Zero. O cortejo tem direção cênica de Marcondes Lima, encenador talentoso que vai cuidar da harmonia e plasticidade do desfile das agremiações como um grande espetáculo da diversidade cultural pernambucana.

Outro momento marcante da noite será a entrega da chave da Cidade ao Rei e Rainha do Carnaval pelas mãos do prefeito João da Costa. Dando seqüência aos encontros, um dos homenageados do Carnaval 2011, o Maestro Duda e sua orquestra de frevo recebe como convidados especiais renomados músicos – o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, o flautista Carlos Malta e o violonista Yamandú Costa.

A primeira noite da folia encerra-se com show de grandes vozes femininas brasileiras. Com direção assinada pelo cantor e compositor Lenine, roteiro do compositor Bráulio Tavares e apresentação da jornalista Beatriz Castro, o espetáculo “Sob o mesmo céu - Mulheres do Brasil no Carnaval do Recife” traz ao palco Maria Gadú, Fernanda Takai, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Marina Lima, Roberta Sá, Céu, Mariana Aydar, Pitty, Karina Buhr (PE), Nena Queiroga (PE) e Isaar (PE).

As cantoras farão apresentações individuais e em duetos. “De cada uma das convidadas teremos uma canção de seu próprio repertório; e estou propondo sempre uma canção–ponte entre os encontros possíveis dessas divas”, conta Lenine, que homenageia, também, o cancioneiro popular pernambucano, com pérolas de Luiz Bandeira, Alceu Valença, Chico Science & Nação Zumbi, entre outros.

De seus repertórios, as artistas vão mostrar sucessos da carreira. Citando alguns: “Alma” (Arnaldo Antunes e Pepeu Gomes), hit na voz de Zélia Duncan; Nassíria e Najaf”, de Karina Buhr; “À francesa (Cláudio Zóli), com Marina Lima, e “Peixes”, autoral de Mariana Aydar. O show termina com todas juntas cantando “Sob o mesmo céu”, parceria de Lula Queiroga e Lenine.

Serviço:
Abertura do Carnaval Multicultural do Recife 2011
Dia: 04 de março. Local: Marco Zero – Bairro do Recife. Hora: a partir das 18h

2 comentários:

Aline disse...

Acho até que me sinto culpada por tirar vc daí, da terra do carnaval, para vir pra SP...

Ano que vem estaremos os dois em Recife tá???

TE AMO!!!!

Aline disse...

Poxa Petito...que comentário mais bonito que tu deixou no meu blog... conseguiu me arrancar um sorriso e aumentar a minha saudade, no fim de um dia cansativo...

TE AMO PRA SEMPRE!!!!